Flictriz
POR MARCÍLIO GODOI
“É preciso transformar o Brasil num país de leitores.Ler é mais importante que estudar... ...Palavra não é só pá, é também a lavra.”
ZIRALDO
O FILHO DE DONA Zizinha e seu Geraldo é um dos artistas gráficos mais originais e respeitados do mundo.Mas Ziraldo se inscreve na galeria dos personagens da língua portuguesa por meio de um paradoxal enigma.Como pode o inventivo escritor de literatura infantil no Brasil,precursor do quadrinho colorido com personagens e temas brasileiro(O Pererê,1960), ser também um combativo jornalista contra a ditadura (preso em 1968)? Talvez o desafio de usar o máximo de cor e o mínimo de palavras no poema Flicts, a super premiada história de uma variação cromática sem lugar no mundo,seja um indício de resposta. O diretor do jornal Pasquim contra a mais feroz repressão definitivamente não poderia ser o Menino Maluquinho.Mas era.
A graça de sua pena sempre foi mais do pincel do que daquela que bebe o tinteiro, mas de suas imagens resultam significados literários que introduzem as crianças ao melhor aprendizado, o da leitura. Ziraldo é inventor de alfabetos e nunca se preocupou muito com a diferença entre ser o cartazista ou ser dramaturgo. Para ele, o risco é o mesmo em ser o trapezista ou ser o demiurgo.
Arquiteto e jornalista, autor do pequeno dicionário ilustrado de Palavras Invenetas.
Fonte: Revista Língua
Fonte: Revista Língua