quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Para decorar a sala de aula




Hoje quero compartilhar com vocês duas idéias maravilhosas que encontrei na net para os nomes dos nossas crianças, estes podem ser um apoio para o conhecimento das letras e números que pode ser praticado diariamente .
 Você pode adicionar os detalhes que sua criatividade permitir.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Quem na escola tem de saber tudo?

                                                                                                   Luis Carlos de Menezes
Se pensarmos quanto a Educação fundamental ou básica é realmente fundamental ou básica, compreenderemos melhor o desafio de ser aluno.

Começamos um novo período escolar, voltando a nossas escolas com a expectativa de realizar um bom trabalho, assim como com incertezas sobre essa etapa, talvez ainda inquietos com as manchetes dos jornais do fim do ano passado, que mostravam quanto é insuficiente o progresso da Educação brasileira, já que nosso desempenho em leitura, Ciências e Matemática continua deixando muito a desejar. Por isso, gostaria de convidar meus colegas educadores a lançar outro olhar sobre nossas atividades. 
Ninguém duvida de que a formação escolar é essencial para conduzir nossa vida pessoal, familiar, social e profissional, pelos conhecimentos resultantes do aprendizado e especialmente pelas habilidades e competências desenvolvidas em atividades realizadas na idade mais apropriada para aprender qualquer coisa. No entanto, é notável que a maioria dos adultos que completaram sua Educação de base aceite tranquilamente já ter se esquecido da maior parte do que aprendeu naquela época. Será que nós, educadores, somos iguais a esses adultos? Devemos aceitar isso com naturalidade? 
Depois de ter contribuído para a concepção do antigo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que era ainda bem menos disciplinar que o atual, participei durante vários anos da elaboração dessas provas. A fase de preparação final era um trabalho interdisciplinar muito interessante, em que uma dúzia de especialistas se reunia em torno de centenas de questões, procurando selecionar as mais adequadas para verificar a formação geral de nossos jovens a cada ano. Pois bem, era quase constrangedor perceber a perplexidade de especialistas em Língua Portuguesa e História diante de questões de Química ou Matemática, e não raro também vice-versa - confissão da incapacidade para julgar grande parte dos itens de fora de sua área. E ali só havia educadores de indiscutível experiência, formação acadêmica e cultura geral... 
Mas voltemos ao chamado "chão da escola", digamos ao 8º ou 9º ano, e perguntemos se professores das áreas de linguagens ou de humanidades podem, numa eventualidade, substituir os das áreas científicas ou de Matemática, e vice-versa, mesmo considerando que todos tiveram formação média e superior, além do fato de conviverem num ambiente de intensa vida cultural, que a escola é -- ou deveria ser. Acho que sabemos a resposta para essa questão, e que muitos de nós encaramos isso de forma natural. A meu ver, não devemos esperar que todos tenham uma visão especializada de cada uma das disciplinas escolares, mas que sejamos minimamente capazes de dominar conhecimentos daquilo que se chama Educação Básica. 
Minha hipótese, que submeto aos leitores desta coluna, é que, se pararmos para pensar nisso com um olhar renovado, quem sabe possamos fazer um diagnóstico mais efetivo dos problemas de nossa Educação. Já adianto, sem pretender colocar a carapuça nos eternos bodes expiatórios, os professores, que é preciso mudar. Para simplificar, podemos de início nos concentrar nas disciplinas, usualmente unidades estanques, não articuladas por projetos pedagógicos. Nossa meta poderia ser evitar que cada professor fique isolado em seu cubículo disciplinar, tendo diante de si os únicos "gênios" dos quais se espera que dominem todos os conteúdos: seus alunos! E, para que a escola não seja esse mosaico, precisa ser um espaço de vivência cultural para quem aprende e para quem ensina. 
Tenho acompanhado muitas de nossas avaliações e, no contexto das questões que trouxe aqui, me pergunto qual seria nosso resultado médio nos exames gerais se quem se submetesse às provas fossem os professores, coordenadores e dirigentes da nossa Educação. Ter essa resposta seria revelador. Quem se habilita?
      Fonte:http://revistaescola.abril.com.br



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Veja o novo modelo do calendário de Vacina para 2012:

Todo mundo sabe que a saúde é fundamental para nós adultos e principalmente nossas crianças, portanto o ciclo de vacina é muito importante para se prevenir de qualquer doença até mesmo vírus que aparecem pelo ar.
De acordo com o Ministério da Saúde já está sendo obrigatório o novo modelo do calendário de vacina para o ano de 2012.
O Calendário de Vacina é valido para toda a população brasileira com data diferente e diversificado dos antivírus.
Novo Calendário de Vacina 2012 Novo Calendário de Vacina 2012   Vírus
Fonte:http://adv.blogupp.com

sábado, 17 de dezembro de 2011

Pré-escolares deve ter dever de casa? Para refletir......

Antes de responder a esta pergunta considerar esta ...

Estes dois meninos estão em jogo com blocos padrão grandes ...



Eles estão explorando padrões e formas e como elas se encaixam para criar o trem ....



Eles estão aprendendo a cooperar, colaborar, se revezar, ouvir as idéias alheias, seguir as instruções, e se adaptar sempre que necessário para construir o trem ...



Além da construção do trem, as crianças estão reforçando o seu reconhecimento de formas e cores ...



O processo de criação deste trem requer alguma tentativa e erro, resolução de problemas, e abundância de espaço para divulgar o seu trabalho ...



Eles estão construindo mais do que apenas um trem, eles também estão construindo uma amizade como eles trabalham juntos e brincam juntos ...



Você pode empacotar todos estes elementos maravilhosos de aprendizado em uma única atribuição e enviá-lo para casa como dever de casa?





Meus pensamentos aleatórios em casa para pré-escolares ...
Em todos os meus anos de ensino pré-escolar, eu nunca enviou lição de casa em casa. Pelo menos não o tipo de casa onde uma criança é o esperado para concluir uma atividade, em seguida, devolvê-lo à escola por algum tipo de recompensa, a responsabilização da classe, ou.

Para as crianças em programas de tempo integral pré-escolar ou creche, eu acho que depois de um longo dia na escola o que eles mais precisam é de tempo relaxando e interagindo com a mãe e o pai. Os anos pré-escolares são um momento importante para a ligação com os pais e seu tempo tempo juntos deve ser respeitada.

Se você está querendo fornecer qualquer tipo de "lição de casa" deixe-me sugerir essas atividades diárias que os pais podem fazer em casa para ajudar seu filho a desenvolver as habilidades de seus filhos tem de ser bem sucedido em quando na escola.

Que tipos de atividades os pais podem fazer em casa para ajudar seus filhos serem bem sucedido na pré-escola? Aqui estão algumas idéias simples ...
Promover a independência, ajudando o seu filho desenvolver habilidades tais como vestir-se, lavar as mãos e alimentar-se.
Desenvolver habilidades de comunicação, falando com seu filho freqüência e incentivando o seu filho fazer perguntas ou expressar suas opiniões em tópicos.
Promover o interesse pela alfabetização através da leitura com o seu filho de ler livros simples, sinais no supermercado, a parte traseira de uma caixa de cereal, placas de rua, e assim por diante.
Promover habilidades sociais por convidar amigos para que o seu filho irá desenvolver a sua capacidade de compartilhar, resolver conflitos, e jogar de forma positiva com seus pares.
Promover a tomada de decisão habilidades, permitindo que seu filho escolha a partir de um menu em um restaurante.
Promover habilidades para resolver problemas, deixando o seu filho descobrir como abrir um recipiente ou a forma de fazer outras coisas sem a sua ajuda.
Promover as competências organizacionais, permitindo que o seu filho arrumar seus próprios brinquedos.

Plano de aula - Vogais

Reconhecendo Vogais 


Objetivo· 

        Os alunos irão aprender a reconhecer e lembrar as vogais como um subconjunto de letras, como distinguir de consoantes. 
 Os alunos irão se familiarizar com as vogais maiúsculas e minúsculas 

Sobre o Conceito: 

Reconhecer e distinguir as vogais das consoantes é um passo importante no desenvolvimento da leitura e escrita uma vez que todas as palavras e todas as sílabas contêm pelo menos uma vogal. Depois que os alunos reconhecem as vogais , está montado o palco para as regras de aprendizagem e padrões de escrita para as vogais curtas e longas, as vogais finais, as vogais não acentuadas, ditongos, dígrafos, vogais em silêncio, e grafias irregular. As vogais são a, e, i, o, u . A letra y é uma vogal quando ocorre em posição medial ou final dentro de uma palavra ou sílaba ou quando ocorre em posição inicial em nomes próprios como Yves, Yvonne e Yvette . (A letra w também pode atuar como uma vogal se segue as letras a, e, ou o.) Quando os alunos aprenderem a reconhecer as vogais no nomes, eles podem aprender os sons das vogais longas e curtas através de canção. 

Materiais: 

· Letras de plástico, telhas, carta ou cartas alfabeto (1 letra por cartão) 
· Opcional: jornais, giz de cera, marcadores . 

Procedimento: 

cartões mostrando minúsculas vogais
cartões mostrando vogais maiúsculas e minúsculas
cartões mostrando combinado superior e vogais minúsculas
mini-chart-páginas
mini-chart-páginas
mini-chart-páginas1. Diga: "Agora que podemos reconhecer nossas letras, vamos descobrir mais sobre um grupo especial de letras que chamamos vogais." 
2. Distribuir cartões letra maiúscula A, E, I, O, U e Y a seis estudantes, uma carta por criança. 
3. Diga à classe que estas são as vogais e que cada palavra tem pelo menos uma letra vogal na mesma. Peça à classe que o nome das vogais sobre os cartões. 
4. Distribuir cartões minúsculas letras a, e, i, o, u, e y a seis outros estudantes e pedir aos alunos para citar estas letras minúsculas. 
5. Peça aos alunos segurando as letras minúsculas para estar ao lado de seu parceiro letras, formando o padrão Aa, Ee, Ii, Oo, Uu, Yy e pedir aos alunos para o nome deste conjunto de vogais 
6. Conjunto de doze cartas-na borda de giz e chamar seis alunos para selecionar uma letra maiúscula ou minúscula de cada conjunto de parceiros. Pergunte aos seis que estão de frente para a classe. (Exemplo:A - e - i - O - U - y) Peça à classe o nome do conjunto de vogais que vêem. 
7. Repita a etapa 6 com um ou mais dois grupos, formando outras combinações que defina vogal minúsculas. 
8. Dizer: "Agora vamos ouvir uma canção sobre as letras vogais para ajudar-nos recordá-los. Na primeira, os cantores irão cantar todas as letras vogais. Então, você fará um estrondo quando uma das vogais for deixado de fora. Veja se você pode pensar os nomes de cada vogal que é deixado de fora 
9. Aponte para Mini-Chart p. 35. Perguntar, a vogal (A) ficou de fora? 
10. Aponte para Mini-Chart páginas 36-39, perguntando quais vogais foram deixados de fora em cada página. 
11. Dizer: "O que aconteceu no final da canção?" (Todas as vogais foram cantados novamente.) 
12. Dizer: "Agora, vamos tentar cantar a música com o CD." 
13. Tocar novamente, apontando para o Mini-gráficos e lembrando que os alunos apenas "pensa" os nomes das vogais da esquerda para fora em sua cabeça e bater palmas para cada vogal que eles não cantem. 
14. Peça aos alunos: " Que conjunto de letras praticamos hoje?" (Vogais) "E quais são as vogais?" (A, e, i, o, u, e às vezes y
Extensões
1- Em jornais, palavras círculo com uma vogal em vermelho, duas vogais em azul, três vogais em verde, 4 vogais em laranja, 5 vogais em preto. Ter uma competição cronometrada para ver quem consegue encontrar mais exemplos de cada um. Os vencedores precisam ler as vogais nas palavras que circulou para verificar a precisão. 

2-Ensinar os alunos a Língua Gestual Americana para as vogais. Tê-los sinal as letras que cantam. 

3-Jogue AEIO-Você! Cada aluno diz que essas cinco vogais e aponta para outro aluno sobre a palavra "você". Depois de todos terem tido a sua vez, todo mundo diz que as vogais em uníssono e todos apontam para a pessoa da sua escolha sobre a palavra "você . " 

4-Examine as vogais em nomes de estudantes . Peça aos estudantes que trace as vogais em seus cartões de nome em uma cor contrastante lápis ou marcador . Fazer isso com simples palavras no vocabulário dos alunos . 
5-Comparar objetos e animais em livros para as letras do alfabeto vogal. Por exemplo, um livro pode exibir uma maçã para a letra a, enquanto outro pode exibir um macaco para a mesma letra. 

Avaliação: 

1. Estudantes ler corretamente todas as vogais em Mini-gráficos pp.34 e 40. 
2. Alunos passar por um teste escrito, onde fazem círculos nas vogais maiúsculas e minúsculas entre consoantes. 


Música As Vogais
Eliana
Hoje a tia me ensinou, lá na escola
Umas letrinhas, que eu gostei de aprender
Elas são tão engraçadinhas
Tem um nome que é demais
São as vogais, são as vogais
E com essas letrinhas bonitinhas
A tia vai me ensinar a escrever
Tudo fica mais facinho, você vai ver
Com as vogais é gostoso aprender
Com a letra "a", aprendo rapidinho
Com a letra "e", é que eu fico espertinho
Com a letra "i", inteligente vou ficar
Com a letra "o", ouça o que eu vou falar
Com a letra "u", uma vez mais eu vou dizer
Com as vogais, fica fácil aprender.

Quais são as vogais Patatá?
A, E, I, O, U

Vamos lá vamos aprender
As vogais nós vamos apresentar
Vamos lá agora é pra valer
Aprender com Patati e Patatá
A
A letra A é nossa coleguinha
Com ela eu posso escrever
Abelha, amor e amizade
Vamos todos juntos aprender
E
A letra E também é importante
Com ela eu posso escrever
Espelho, escola e elefante
Vamos todos juntos aprender
I
A letra I tem o seu lugar
Com ela eu posso escrever
Irmão, índio e igreja
Vamos todos juntos aprender
O
A letra O é muito especial
Com ela eu posso escrever
Ovo, olho e orelha
Vamos todos juntos aprender
U
A letra U tem o seu valor
Com ela eu posso escrever
Unha, uva e ursinho
Vamos todos juntos aprender
A, E, I, O, U

Adaptado :www.actionfactor.com