De 3 a 6 anos - Pré-leitura
Aqui já vemos uma maior capacidade de assimilar idéias,confrontá-las com sua própria experiência e reelaborá-las, em confronto com o material de leitura.
Tipo de leitura recomendada: Aventuras intelectualizadas,narrativas de viagens,conflitos sociais, crônicas,contos.
Nessa fase ocorre o desenvolvimento da linguagem oral. Desenvolve-se a percepção e o relacionamento entre imagens e palavras: som e ritmo.
Tipo de leitura recomendada: Livros de gravuras, rimas infantis ,cenas individualizadas.
De 6 a 8 anos – Leitura compreensiva
A criança adquire a capacidade de ler textos curtos.Leitura silábica e de palavras.As ilustrações dos livros – que são extremamente necessárias – facilitam a associação entre o que é lido e o pensamento a que o texto remete.
Tipo de leitura recomendada: Aventuras no ambiente próximo, família,escola, comunidade,histórias de animais, fantasias,problemas.
De 8 a11 anos – Leitura interpretativa
Aqui ocorre o desenvolvimento da leitura popiamente dita. A criança já tem capacidade de ler e compreender textos curtos e de leitura fácil com menor dependência da ilustração.Orientação para o mundo da fantasia.
Tipo de leitura recomendada: Contos fantasiosos, contos de fadas folclore, histórias de humor, animismo.
De 11 a 13 anos- Leitura informativa ou factual
Se tudo estiver e as outras etapas tiverem sido trabalhadas corretamente, aqui já existe a capacidade de ler textos mais extensos e complexos quanto á idéia, estrutura e linguagem.Começa uma pequena introdução á leitura crítica.
Tipo de leitura recomendada: Aventuras sensacionalistas, detetives, fantasmas,ficção cientifica, temas da atualidade,histórias de amor.
De 13 a 15 anos- Leitura crítica
Nenhum comentário:
Postar um comentário