A rotina do trabalho pedagógico possibilita que o professor concretize suas intenções educativas em sala de aula.A forma como organizamos o tempo, o espaço, os materiais, as proposta e intervenções revelam nossas concepções de ensino e aprendizagem, por exemplo: se a leitura é realizada uma vez por semana e a escrita é uma atividade mais freqüente, o que estamos ensinando para nossos alunos,involuntariamente,é mais importante do que a leitura. Ou se o trabalho com as disciplinas História,Geografia e Ciências ocorre apenas nas semanas que antecedem as provas,também estamos ensinando que esses conteúdos devem ser estudados apenas ás vésperas das provas. Outro exemplo é quando só damos atividades de ditado e cópia para alunos,pois estamos ensinando que é só por meio de ditado e da cópia que se aprende a escrever. E assim por diante. Nossas concepções inevitavelmente, se expressam quando damos prioridade a algumas atividades, na forma como agimos durante as atividades e no uso que fazemos do tempo didático.
Para organizar uma rotina de trabalho pedagógico precisamos definir os seguintes aspectos previamente:
a.Todas disciplinas a serem trabalhadas e a freqüência;
b. A melhor forma de tratar os conteúdos (atividades seqüenciada, projetos didáticos,atividades permanentes etc. )
c. Os textos e os tipos de atividades propostos durante a semana ou em casa e sua freqüência;
d.Se as atividades serão trabalhadas individualmente ou em grupos ( como serão formadas as duplas ou os trios e freqüência).
Modalidades organizativas das rotinas de trabalho pedagógico
Segundo Délia Lemer, alem da seleção dos conteúdos a serem trabalhados e do tipo de atividade especifica que será proposta, há ainda outra importante decisão pedagógica,relacionada ao tratamento dos conteúdos: a depender dos objetivos que se tem, eles podem ser trabalhados na forma de atividades permanentes, atividades seqüenciadas,atividades sistematização,atividades independentes ou projetos.
Atividades permanentes São as que acontecem ao longo de um determinado período de tempo,porque são importantes para o desenvolvimento de procedimentos, de hábitos ou atitudes.É ocaso de atividades como: leitura diária feita pelo professor; roda semanal de leituta; oficina de produção de textos ; hora das noticias; discussão semanal dos conhecimentos adquiridos etc.
Atividades Seqüenciadas são planejadas em uma seqüência encadeada: o que vem a seguir depende do que já foi realizado ( e aprendido ) anteriormente.Por exemplo: atividades para alfabetizar,para ensinar a produzir textos de um determinado gênero ,para ensinar ortografia ou o uso de certos recursos gramaticais etc.
Atividades de Sistematização embora não decorram de propósitos imediatos,tem relação direta com os objetivos didáticos e com os conteúdos: são atividades que se destinam á sistematização dos conteúdos já trabalhados.
Atividades independentes são aquelas que não foram planejadas a priori ,mas que fazem sentido num dado momento.
Os projetos são situações didáticas em que o professor e os alunos se comprometem com um propósito e com um produto final: em um projeto, as ações propostas ao longo do tempo tem relação entre si e fazem sentido em função do produto que se deseja alcançar. É o caso de atividades como o jogral,dramatização ,apresentação pública de leitura,produção de livros de jornal de textos informativos e outras similares. Esta modalidade de projetos é privilegiada para organizar conteúdos escolares,porém nem tudo pode ser abordado por meio deles.è tarefa do professor identificar qual a melhor forma de abordar que o que deve ensinar aos alunos sabendo que há conteúdos que não demandam um trabalho com projetos , pois há conteúdos que precisam ser sistematizados outros não . há conteúdos que são recorrentes em toda escolaridade,outros ser sistematizados, e outros circunstancias.....
|o fundamental é saber que os conteúdos escolares são ensinados para que os alunos desenvolvam diferentes capacidades. A forma de abordá-los deve ser aquela que melhor atende ao propósito de desenvolver essas capacidades. Vejam o exemplo de um quadro contendo uma rotina de uma sala de alfabetização:
Segunda | Terça | Quarta |
Atividade permanente | Atividade permanente | Atividade permanente |
Leitura feita pelo professor de texto narrativo. Livro: O Visconde partido ao meio de Ítalo Calvino ( em capítulos ). | Leitura feita pelo professor de texto informativo | Leitura feita pelo professor de texto narrativo .Livro: O visconde partido ao meio de Ítalo Calvino ( em capítulos) |
Atividade permanente de alfabetização Para alunos com escrita não-alfabética (Atividade de leitura) .listas:leitura ou identificação de palavras ou frases (provérbios,frase de caminhão,pensamento,nome .Ordenação de textos conhecidos. Para alunos com escrita alfabética .Ordenar as partes de um conto .Leitura de curiosidades com tarefa. | Atividade permanente de alfabetização Para alunos com escrita não-alfabética Atividade de leitura .Palavras cruzadas (com listas de palavras) .ditado cantado (musical) Para alunos com escrita alfabética .palavras cruzadas Leitura de história com tarefa . | Atividade permanente de alfabetização Para alunos com escrita não alfabética ( atividade de leitura) .Advinhas .Leitura de texto conhecido (poema e quadrinha) Para alunos com escrita alfabética. .advinhas .leitura de texto informativo com tarefa |
Atividade permanente de escrita .escrita de textos conhecidos (poema e quadrinhas músicas...) ou escrita de listas (frases de caminhão ,título de música ,pensamentos ,provérbios...) | Atividade permanente .escrita de cartas | |
Atividade permanente de escrita .roda de conversa | Projeto .brincadeiras do meu tempo,recordar para preservar | Atividade permanente .leitura permanente .leitura de diferente portadores de texto. Jornais,revistase gibis |
Atividade de matemática | Atividade ocasional .abordagem de assunto trazido pelo grupo | Atividade de matemática |
Atividade de história ____________________________ Atividade de artes | Atividade ciências __________ atividade de geografia | Atividade de história _____________________ Atividade de artes |
Quinta | Sexta |
Atividade permanente | Atividade permanente |
Leitura feita pelo professor de poemas e/ou piadas,e/ou fábulas,e/ ou lendas populares e/ou literatura de Cordel. | Leitura feita pelo professor texto narrativo. O visconde partido ao meio, de Ítalo Calvino ( em capítulos). |
Atividade permanente de alfabetização Para alunos com escrita não alfabética Atividade de leitura .ordenação de textos:poemae/ ou parlenda (frase ou palavra) .atividade com nomes próprios Para alunos com escrita alfabética .completar textos .leitura de frase de caminhão, provérbio ou pensamento . | Atividade permanente de alfabetização Para alunos com escrita não alfabética ( atividade de leitura) .leitura de receitas identificando os ingredientes .advinhas Para alunos com escrita alfabética .leituras de receitas .advinhas .escrever o texto com letra móvel |
Atividade permanente de escrita . escrita de trecho de história conhecida | |
Projeto .brincadeira do meu tempo d,recordar para preservar | Atividade permanente .roda de biblioteca (compartilhar as leituras da semana) |
Atividade permanente . relatos de causos da minha terra | Atividade de matemática |
Atividade de ciências __________________________________ Atividade de matemática jogos | Atividade de geografia ________________________________ Atividade de artes |
Fonte: Unisa -Pedagogia e letramnto I
2 comentários:
Oi amiga, entrei nesse post na intenção de me aprofundar mais na rotina de um pedagogo,saber mais como é que é, pretendo logo fazer faculdade e por isso busco informações na área.
Um abraço
Oi amiga, entrei nesse post na intenção de me aprofundar mais na rotina de um pedagogo,saber mais como é que é, pretendo logo fazer faculdade e por isso busco informações na área.
Um abraço
Postar um comentário