INDICADORES SOCIAL E EMOCIONAL
A.1Autonomia
A.1. Pede atenção do adulto quando tem um problema.
A.1.2Tomar decisões por si mesmo.
A.13Tenta sem ajuda resolver problemas que são apresentados
A.1.4Toma decisões em coordenar diferentes pontos de vista.
A.1.5Expressa suas decisões para os outros
A.1.6Pede para explicar as regras e proibições.
A.1.7Sugere ideia para atividades e soluções.
A.1.8Tem iniciativa.
A.1.9Resolve disputas.
A.2 Hábitos
A.2.1Usa garfo e colher adequadamente
A.2.2Sabe escovar os dentes com supervisão.
A.2.3Se banha somente sob supervisão e com alguma ajuda.
A.3Auto-conhecimento( Identidade)
A.3.1Diz seu nome completo e sabe sua idade.
A.3.2Sabe quem são as pessoas ao seu redor.
A.3.4Conhece partes de seu corpo e percebe as suas próprias características.
A.3.5Compreende que é diferente.
A.3.6Conhece suas habilidades e limitações.
A.3.7Sabe onde, quando e como ela nasceu.
A.4 Sexualidade:
A.4.1E claro no que diz respeito à sua identidade sexual.
A.4.2Reconhece gênero , apesar das mudanças externas.
A.4.3Aceita nudez de corpo naturalmente.
A.4.4Estabelece diferenças entre os sexos.
A.4.5Estabelece semelhanças e diferenças nos papéis masculinos e femininos.
A.5 Relações Interpessoais
A.5.1Participa de atividades com a família
A5.2Pensa que seu ponto de vista é a única possibilidade.
A.5.3Julga de acordo com seu ponto de vista.
A.5.4Pede por favor
A.5.5 Saúda pessoas que você conhece.
A.5.6Conversa com outras crianças.
A.5.7Reconhece quando algo ruim acontece com os outros.
A.5.8Ajuda colegas e amigos.
A.5.9Tem conflitos com outras crianças.
A.5.10Conversa com adultos.
A.5.11Conversa família.
A.5.12Recolhe coisas e da ordem.
A.5.13Espera sua vez.
A.5.14Escolhe amigos.
A.5.15 Diz espontaneamente obrigado e por favor
A.5.16 Utiliza etiqueta.
A.5.17Identifica os diferentes papéis dos membros da família.
A.5.18Ajuda nas tarefas domésticas
A.5.19Participa no desenvolvimento e prática das normas sociais.
A.5.20Ajuda os colegas.
A.5.21Pede permissão para usar alguma coisa.
A.5.22Compartilha brinquedos e itens pessoais.
A.5.23Identifica a todos os membros das relações familiares e de parentesco conhecido.
A.5.24Cumpre e normas se forem provenientes de figuras de autoridade.
A.5.25Mantém interação suave, consistente e variada com os adultos.
A.6 Estima
A.6.1Crer que pode fazer tudo.
A.6.2Faz valer os seus direitos.
A.6.3Mostra apreço por aquilo que você faz.
A.6.4Reconhece o que é fácil ou difícil.
A.6.5Contesta com segurança às perguntas .
A.7: Sentimentos
A.7.1Manifesta ciúme.
A.7.2Manifesta desagrado quando não gosta de algo
A.7.3Exterioriza seus sentimentos de raiva, alegria, tristeza, medo.
A.7.4Dar afeto as outras crianças.
A.7.5Expressa como se sente quando aborrecido pelo outro.
A.8 Jogo
A.8.1Joga cooperando com outras crianças.
A.8.2Imita papéis de pessoas da família.
A.8.3Imita modelos que você vê na TV.
A.8.4Pede para esperar sua vez em jogos
A.8.5Respeita as regras do jogo
A.8.6Inventa jogo dramático
A.8.7Desempenha papéis diferentes no grupo (parceiro líder, etc.)
A.8.8Colabora no grupo de jogos.
A.8.9Cumpre regras do jogo.
A.7.4Dar afeto as outras crianças.
A.7.5Expressa como se sente quando aborrecido pelo outro.
A.8 Jogo
A.8.1Joga cooperando com outras crianças.
A.8.2Imita papéis de pessoas da família.
A.8.3Imita modelos que você vê na TV.
A.8.4Pede para esperar sua vez em jogos
A.8.5Respeita as regras do jogo
A.8.6Inventa jogo dramático
A.8.7Desempenha papéis diferentes no grupo (parceiro líder, etc.)
A.8.8Colabora no grupo de jogos.
A.8.9Cumpre regras do jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário