Segunda Semana de Projeto:
Preferências:
• Através de uma conversa informal o professor deve pedir que cada aluno fale um pouco sobre seu dia-a-dia.É importante deixar que as crianças se expressem livremente contando casos vividos em casa, em passeios, com a família etc.
• Num segundo momento oferecer uma folha em branco, revistas diversas, ilustrações diversas, e propor q façam uma montagem de recorte e colagem de tudo que encontrarem que parece com o seu dia-a-dia, com a sua vida, a sua realidade.
• Realizado a trabalho o professor junta para também adicionar ao Álbum da Vida – colocando por escrito além do nome da criança qual foi a proposta da montagem de recorte e colagem.
• Num outro dia, então, explorar as preferências de cada aluno: Brincadeira preferida, brinquedo preferido, comida preferida, lugar que mais gosta de estar, animal preferido, programa de TV preferido, artista preferido, música preferida, personagem de história infantil preferido, filme preferido, amigo que mais gosta, esporte preferido, cor preferida etc.
• É interessante registrar de forma sistematizada para também constar no Álbum da Vida – em anexo segue modelo de sistematização que poderá ser xerocada ou mimeografada.
• A montagem de um painel com as preferências é uma ideia bem legal e que, também, certamente, agradará à todos. Use a sua imaginação e aproveitando a ideia e os materiais que tem a disposição crie um lindo mural com o tema: As coisas que eu mais gosto ou as coisas que nós da turma tal mais gostamos ou
Nossas Preferências.
• No Álbum da Vida podem ser adicionadas: fotos das crianças em diferentes momentos: no banho, brincando, na escola, dormindo, comendo... Como, também, pode ser utilizada um técnica artística de pintura, cola colorida ou outra para a capa, que deve ser de papel mais resistente – cartão no caso –
com o título: Álbum da vida – ali todos os trabalhos sistematizados serãoacoplados e deverão ser encadernados ou presos com bailarinas, grampos, etc.
Brincadeira Legal:
Já que estamos trabalhando a individualidade de cada um pode ser realizada a brincadeira: Quem é? Onde o professor vai dando dicas de características físicas,de personalidades, caráter, hábitos, pertences de um aluno e todos terão que descobrir quem é.
Tal brincadeira pode ser repetida quantas vezes o professor achar prudente e de acordo com o interesse da turma.
Deverá ser estabelecido o que “premiar” para quem acertar. É diversão garantida!
Conclusão:
Os alunos devem perceber e compreender que cada pessoa é única, é diferente das outras.
As pessoas podem até ter algumas coisas em comum, como cor da pele, preferência por um tipo de música, uma opinião, mas são diferentes das outras em outros aspectos. Ninguém é exatamente igual a ninguém!
Levar os alunos a refletirem sobre algumas pessoas que não aceitam as diferenças: de cor de pele, religião, outros gostos... Até concluírem que isso não é legal.
O objetivo é os alunos perceberem, também, que como cada pessoa é diferente das outras, tem seu modo de pensar, de agir, os fatos que são importantes para alguém podem não ser para outra pessoa. Cada um tem seu Álbum da Vida, sua história.
Aproveite o Álbum da vida para trabalhar noções de anterioridade e posterioridade, levando-os a perceber, que seu álbum é uma forma de registro de sua vida, uma fonte da qual se pode obter informação sobre ela quando estiver mais velha.
Sugestões de trabalho com músicas no projeto:
• Sugerimos que sejam ouvidas, cantadas e dançadas pela turma as músicas preferidas de cada um.
• Sugerimos, também, a brincadeira: Canoa Virou.
• Caso haja algum nome de aluno na turma que exista uma música conhecida, esta também pode ser ouvida – não esquecendo de levantar a questão:
Quando duas ou mais pessoas tem os nomes iguais, os mesmos nomes, como fazemos para identificá-las? Exemplo: Esta música foi feita a Luciana que faz parte de nossa classe ou para outra menina chamada Luciana?
• Em um dos CDs que acompanha o projeto temos a música: Pula Corda – interpretada pela cantora e apresentadora infantil Eliana onde um trabalho de análise da letra: a preferência de uma criança pela brincadeira de pular corda, pode criar um ambiente alegre e propiciar momentos de prazer dentro do projeto do tema gerador.
Sugerimos que ao término do trabalho com o Projeto Quem sou eu seja iniciado o trabalho de esquema corporal e órgãos dos sentidos:
Com os Objetivos:
No final do projeto os alunos deverão ser capazes de:
• Identificar todas as partes do corpo;
• Conhecer as partes do corpo;
• Reconhecer os sentidos;
• Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos;
• Vestir-se e desvestir-se sozinha;
O professor deverá:
• Estimular as crianças a: rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas – Trabalhando assim atividades de Psicomotricidade;
• Estimular o raciocínio e a atenção;
• Estimular a Socialização
. Estimular as crianças a explorar todos os 5 sentidos de forma abrangente.
Culminância:
• Ginástica orientada com músicas;
• Montagem de um mural e de dois bonecões para brincar e enfeitar a sala de aula.
“O coração da criança é campo favorável a semeadura do bem”
Iniciando a segunda etapa do projeto com outra dinâmica...
Auto-retrato:
Objetivo:
• Explorar a forma corporal como veículo de mobilização da fantasia e da criação.
Desenvolvimento:
• Num primeiro momento organizar a turma em trios e propor a brincadeira do “João Bobo” – Em que um aluno fica no centro com o corpo rígido deixando-se movimentar para frente e para trás pelos dois colegas.
• Numa segunda brincadeira, ainda nos trios, propor que um aluno seja uma “marionete”- deixando os outros dois colegas manipularem seu corpo, adaptando-o a diferentes posições, de acordo com situações ou sentimentos que queiram expressar.
Sugerir que revezem dentro do grupo de três.
• Numa terceira brincadeira o professor deve orientar, com uma música clássica ao fundo, que os alunos, de olhos fechados, toquem cada parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto, braços, mãos, pernas, pés, barriga etc.
• Em seguida, cada aluno deitará em uma folha grande o suficiente para que a professora ou os colegas contornem o perfil do seu corpo;
• Todos com seus perfis contornados deverão completar a figura de seu corpo acrescentando detalhes que o identifiquem.
Na “rodinha”:
• Num segundo momento o professor deve conversar de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés...
Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para Cada parte do corpo que for citada.
• Deixar que os alunos se expressem livremente, fazendo as devidas colocações e orientações.
• Ao fim da conversa sugerimos o trabalho com as músicas já bastante conhecidas em sala de aula, as quais as crianças adoram e encontram-se em um dos CDs que acompanha o presente projeto:
1 - Partes do Corpo:
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Olhos, ouvidos, boca e nariz.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
• Cantar a música dramatizando-a;
• Pedir que as crianças mostrem as partes do corpo em si e nos amigos;
• Mostrar gravuras e pedir que indiquem as partes do corpo.
2 - Pop Pop:
Coloque a mão para frente,
Coloque a mão para o lado,
Coloque a mão para frente,
Balança ela agora
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Assim é bem melhor!
( Repetir com todas as partes do corpo possíveis. )
• Cantar a música dramatizando-a .
3 - Remexo:
Ponha a mão na cabeça
Ponha a mão na cintura
Dá um abraço no corpo
Dá um abraço doçura
Sai sai sai Oh! Piaba Sai lá da lagoa.
• Cantar a música dramatizando-a.
Relaxamento...
Aproveitar a excelente fase da cantora e apresentadora Xuxa e do estímulo que provoca nas crianças, concluir com o relaxamento da música: Feche os olhos – Do CD Xuxa só para baixinhos 1 – Contém em um dos CDs que acompanham o presente projeto.
Se meu corpo falasse...
Ler de maneira lúdica e agradável um ou mais livros da coleção CORPIM de Ziraldo.
Comentar com os alunos o tema principal dos livros: As partes do corpo e seus sentimentos, pensamentos, ações, ideais e planos futuros.
Propor aos alunos que imaginando a voz de cada parte do corpo respondam perguntas como: Se o nariz falasse, o que ele diria?
E o dente cariado? E os seus pés depois de você andar muito? E a barriga quando você come demais?
Após esta etapa, quando o grupo estiver bastante incentivado pedir que as crianças façam perguntas para as partes do corpo dos amigos. 29
Deixar que as crianças expressem suas idéias, pensamentos, elaborem suas frases, intervindo o menos possível – mas estimulando sempre, mostrando interesse na brincadeira.
Em um segundo momento o professor – dinamizador deve propor que a turma divida-se em grupos monte os quebra-cabeças das partes do corpo – Modelo em anexo.
Deixar que os alunos montem e desmontem enquanto houver interesse.
É interessante apresentar um cartaz com as partes do corpo e deixar fixo na sala de aula.
Montar bonecos articulados com as crianças, fazendo-as pintar, e deixar que brinquem a vontade por algum tempo – Modelos em anexo.
Os Sentidos...
Já tendo explorado bastante as partes do corpo, observado no espelho, dançando, tocando-o, relaxando... Passar para a segunda fase do projeto: Explorar os sentidos.
• Visão: Mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes; figuras preta e brancas pequenas, médias e grandes; mostrar de longe, de perto, de muito perto – sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?
• Audição: Brincar de identificar sons de instrumentos, da natureza,vozes, barulhos em geral; falar bem baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim, através de diversas
brincadeiras provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição.
Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?
• Olfato: Brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados – Dizer cheiros que agradam e os que desagradam - provocando-os até perceberem a importância de nosso nariz, de nosso olfato. 30
•• Paladar: Brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.
Tato: Brincar de sentir diferentes texturas: algodão, lixa, esponja, água fria, água morna, gelo etc.) – provocando-os até perceberem a importância do tato, de sentir o toque. O professor pode criar uma caixa fechada com um buraco apenas para caber as mãos das crianças, e dentro dela devem conter diferentes materiais onde poderão tocar e dizer o que sentem se é macio ou áspero. Outra brincadeira legal é: de olhos fechados, descobrir em que parte dos eu corpo o colega está tocando.
Brincar com o corpo e com os sentidos...
O professor deve propiciar atividades diversas de Psicomotricidade:
• Pular em um pé som ao ritmo de uma música;
• Andar em cima de uma linha traçada no chão com uma bola na mão;
• Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons;
• Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente;
• Virar cambalhota com auxílio do professor em um colchonete;
• Vestir e desvestir-se, com a roupa pedida, a cada ordem do professor;
• Dançar em diferentes ritmos;
• Pular entre bambolês;
• Imitar animais;
• Andar em curvas;
• Arremessar e agarrar bolas;
• Brincar de Chefinho mandou;
• Brincar de Morto-Vivo;
• Brincar de Estátua;
• Brincar de cabra-cega
• E inúmeras outras atividades de acordo com a necessidade da turma, material disponível, tempo e desejo do professor...
Sugestões de Alguns Jogos de Trabalho com corpo e explorando os sentidos:
1 – Caçador de tartarugas:
Os jogadores dispersam-se pelo pátio: são as tartarugas. Ao sinal, o caçador sai correndo para pegar as tartarugas. Estas evitarão ser apanhadas deitando-se de costas, pernas e braços encolhidos, imitando tartaruga deitada de costas. Enquanto estiverem nesta posição, não poderão ser caçadas. O jogador que for apanhado será eliminado.
2 – Jogo das Cores:
Sentados em círculos, os alunos devem aguardar a indicação do professor.
Ao indicar uma cor, exemplo: verde – Todos devem sair correndo e tocar em algo da cor indicada.
3 – Me dá um abraço:
Os alunos devem estar distantes um do outro. Ao sinal especificado: Três palminhas dadas pelo professor, por exemplo, todos devem correr e encontrar um amigo para abraçar.
4 - Lobos e Carneirinhos:
Formação: Traçar no chão duas linhas afastadas cerca de 20 metros uma da outra. As crianças são divididas em dois grupos: lobos e Carneirinhos. Cada grupo se coloca atrás de uma linha. O grupo dos lobos fica de costas para o grupo dos Carneirinhos.
Desenvolvimento: Ao sinal do professor, os Carneirinhos saem a caminhar, o mais silenciosamente possível, em direção aos lobos. Quando estiverem bem próximo deles o 3professor diz: “Cuidado com os lobos”!Estes, então, voltam-se rapidamente em partem em perseguição aos Carneirinhos. Os Carneirinhos apanhados antes de alcançar a linha original ( de onde vieram) passam a ser lobos. Na repetição da brincadeira invertem-se os papéis.
Sugestão: Antes de proporcionar essa brincadeira, é interessante que se explore o que se sabe e se discuta sobre esses animais: Como são? Quem já viu um carneirinho? Quem já viu um lobo? Onde? Quando? Se viu, o que achou do animal? Vamos imitar um lobo? Vamos imitar um carneirinho?
O professor deve explorar o tema de acordo com o interesse das crianças.
5 - Onça Dorminhoca:
Formação: Formar com os alunos uma roda grande. Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés, exceto uma que ficará no centro da roda, deitada de olhos fechados. Ela é a Onça dorminhoca.
Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares, exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça gritando-lhe: “Onça dorminhoca”! Inesperadamente, a onça acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca.
Sugestão: O professor poderá proporcionar um estudo sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças: Quem já viu uma onça? Aonde? Quando? Como ela é? Como vive? O que come? Quem quer imitá-la? Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel da onça.
Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade, criará um personagem seu relativo à brincadeira.
6 - Corrida do Elefante:
Formação: As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma delas separada utiliza um braço segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço vazio formado pelo braço. ( Imitando uma tromba de elefante).
Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os demais usando somente o braço que está livre ( O outro continua segurando o nariz). Quem for tocado transforma-se também em elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posição. Será vencedor o último a ser preso.
Sugestão: As crianças, durante a brincadeira podem caminhar como um elefante.
Sempre é bom...
• Trabalhar com parlendas, adivinhas, trava-línguas;
• Desenhar livremente ou de maneira orientada – Exemplo: Desenhe seus olhos.
• Trabalhar pesquisas. Deixar que as crianças recortem e colem diferentes figuras de corpo humano;
• Usar as cantigas e brincadeiras de roda;
• Modelar bonecos, procurando colocar todas as partes do corpo;
Para finalizar o projeto sugerimos a criação de um boneco do tamanho das crianças feito de sucata – Nomeá-lo, listar suas características de personalidade e caráter, cada parte do corpo que for sendo criada o
professor aproveita para revisar tudo que já trabalharam.
Ao término do trabalho de identidade ( Quem sou eu? ) e Esquema Corporal e Órgãos dos Sentidos o mundo que os cerca:
Os conteúdos tratados no tema Sociedade podem ser recolhidos da própria realidade de cada comunidade. Os temas envolvem conhecimentos sobre a vida social, os hábitos e costumes de seu grupo e de outros grupos, no presente e no passado, além do estudo dos lugares e das paisagens. Os conceitos são abordados no sentido de os alunos adquirirem competências que lhes permitam incorporar noções de tempo e espaço.
Nesse conjunto, as competências que as crianças devem desenvolver são:
• Capacidade de perceber-se como ser social, que possui uma história, vinculada à história de seus familiares;
• Reconhecimento dos componentes da paisagem natural e das transformações provocadas pela ação humana;
• Desenvolvimento do espírito crítico em relação à situações que vinculam aspectos sociais e ambientais;
• Reflexão sobre as experiências do cotidiano e capacidade de interpretá-las como fenômenos sociais.
Como explorar?
• A família e seu funcionamento .Sugerimos um trabalho voltado para a Sociedade,
. Registrar em desenhos a composição do próprio grupo familiar. Entrevistar os membros da comunidade de sua turma para identificar os diferentes tipos de formação familiar.
• Conversas com os responsáveis para conhecer as atividades a que se dedicam e o trabalho que realizam. Experiências de passeios, festas,
convivência familiar trazidas para o ambiente escolar para serem compartilhadas entre os colegas. Organização de murais com fotos de diferentes tipos de constituição familiar. Pesquisas em jornais e revistas para recolher material que trate do tema família.
• Amizade é um tema bastante apreciado pelas crianças. As amizades formam-se em diferentes comunidades; na escolar, pode-se discutir a necessidade de brincar com todos os colegas, a diversidade na formação dos grupos de interesse, os motivos pelos quais se escolhem sempre as mesmas pessoas, as vantagens e desvantagens de estarmos entre pessoas que defendem pontos de vista diversos. O universo fantástico também é um bom tema para ser tratado. “O que você gostaria de ser? Quem seriam seus amigos nessa situação? Por que você escolheria essas pessoas?” Sem esquecer a leitura de textos que tratam do tema, as canções e brincadeiras que envolvem as crianças.
• A escola, seus membros e seu funcionamento, é um tema que deve ser desencandeado pela observação da própria comunidade escolar.
Os diferentes profissionais que atuam no lugar, as dependências internas e externas, a distribuição dessas dependências no espaço, os comportamentos esperados em cada um deles, a presença ou não da
natureza (bem ou mal cuidada) no ambiente escolar, os componentes naturais e os componentes criados pelas pessoas. Conversas com os profissionais da escola para reconhecer as atividades a que se dedicam e o trabalho que realizam.
• Os temas referentes ao lugar são trabalhados em conformidade com que entendemos pela categoria lugar, ou seja, os espaços com os quais as pessoas têm vínculos afetivos, onde estão as referências pessoais de cada um. Nesse sentido, envolve também o lugar da moradia, o lugar onde está localizada a escola, o lugar onde se transita para ir de um lugar a outro, a rua, a avenida, a praça, o jardim, o bairro.
• Os trabalhos com lugar envolvem noções de espaço e de representação. Em relação às noções de espaço, procurou-se abordar as questões referentes à respectiva (visão do alto e visão frontal) e à posição (em cima, embaixo, do lado direito, do lado esquerdo). As representações começam a ser concebidas com desenhos da casa na rua, da escola na rua, da sala de aula na escola, do caminho que se percorre de casa até a escola, entre outros. Um bom subsídio para o conhecimento da realidade escolar e da clientela com a qual atuamos é a ficha de anamnese, em que estão registrados os dados pessoais da criança e sua família. Esse conhecimento preliminar facilita o trabalho do professor e o planejamento escolar, já que a realidade de cada criança da
comunidade está expressa nela. Oferecemos um modelo de ficha para ser adaptado a cada realidade escolar, desde que a escola e/ ou professor não tenha um registro completo do aluno
A criança e sua família
Nome:__________________________________________________
Data de nascimento: _________________ Local:________________
Endereço: ________________________________________________
Telefone: _______________________ celular:___________________
e-mail:___________________________________________________
Nome da mãe:____________________________________________
Data de nascimento: _________________ Local:_______________
Grau de escolaridade:____________________
Profissão:______________________________
Local de trabalho: ________________________________________
Horário:_________________________
Telefone Comercial:_______________
Nome do pai:____________________________________________
Data de nascimento: _________________ Local:_______________
Grau de escolaridade:_____________________
Profissão:_______________________________
Local de trabalho: ________________________________________
Horário:_________________________
Telefone Comercial:_______________
Nome e idade dos irmãos e irmãs:
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
Escola (s) que frequenta (m):_________________________________
Outras pessoas da família que vive com a criança:
Outras pessoas que cuidam da criança:
________________________________________________________
Histórico da Gestação:
Tipo de parto:_____________________________________________
Tempo de gestação: normal ( ) prematuro ( )
Problemas após o parto:_____________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Histórico Pós - nascimento:
Tipo de aleitamento: leite materno ( ) leite industrializado ( )
Desenvolvimento:
distúrbios intestinais ( ) distúrbios respiratórios ( )
alergias ( )
Distúrbios do sono ( ) distúrbios sensoriais ( ) distúrbios motores ( )
Enfermidade grave:_____________________________
Ocorrida em: _____________________________________________
Por quanto tempo?
__________________________________________________
Seqüelas:________________________________________________
Cuidados necessários até hoje:
HÁBITOS DE VIDA:
Início de:
Ingestão de alimentação sólida:____________________________
Dentição:______________________________________________
Fala de primeiras palavras:________________________________
Quais foram? __________________________________________
Primeiros passos sozinho:________________________________
Autonomia ao alimentar-se:________________________________
Fim de fraudas:_______________________________________
PREFERÊNCIAS:
Alimentos preferidos:____________________________________
Alimentos que recusa:___________________________________
Ao dormir prefere iluminação ou prefere escuro?______________
Objetos que costuma usar ao dormir:_______________________
Medos?______________________________________________
Necessidades físicas?___________________________________
Costuma dormir sozinho ou acompanhado? __________________
Dorme no decorrer do dia? Em que horário?__________________
AUTONOMIAS E DEPENDÊNCIAS:
Ao se vestir:_________________________________________
Para higiene pessoal:__________________________________
Ao usar o banheiro:____________________________________
Ao caminhar:_________________________________________
HÁBITOS FAMILIARES:
Em que lugar da casa costuma ficar mais tempo:_______________
Quais brinquedos costuma usar? ___________________________
Quais brincadeiras prefere?________________________________
Em casa, passa a maior parte do tempo só ou acompanhado? Por
quem?___________________________________________________
Quanto tempo assiste à televisão?_____________________________
tem livros e revistas à disposição? Interessa-se por eles?___________
Prefere ficar dentro ou fora de casa? Onde?
________________________________________________________
CARACTERÍSTICAS PESSOAIS:
Freqüentou outros lugares antes?
Creches ( ) berçários ( ) escola maternal ( )
Costuma conviver mais com:
crianças ( ) adultos ( )
quem são essas pessoas?_________________________________
ATITUDES, HABILIDADES E COMPORTAMENTOS:
Chora facilmente?___________________________
Motivos principais:___________________________
Costuma ser:
Obediente?____________________________
Cordial?______________________________
Atento?_______________________________
Destemido?____________________________
Independente?__________________________
Nervoso?______________________________
Brincalhão?____________________________
Sorridente?____________________________
Expansivo?____________________________
Tímido?
Ciumento?_____________________________
Possessivo?____________________________
Como se comporta ao:
Subir e descer escadas?________________________________
Usar os talheres?______________________________________
Usar seus objetos pessoais?_____________________________
Enfrentar uma situação nova?____________________________
Iniciar novos relacionamentos?___________________________
Conversar com alguém?________________________________
Escutar histórias, ouvir música, ver televisão?___________________
Enfrentar uma situação nova?________________________________
Revelar seus desejos?______________________________________
Fazer-se compreender em desejos e vontades?__________________
OUTRAS INFORMAÇÕES:
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Lembramos que o presente material não foi elaborado com intuito de fazer chegar às mãos dos professores “receitas mágicas” mas sim exemplos, modelos, dicas, idéias para que o professor refletindo sobre sua prática diária possa desenvolver seu trabalho de forma que este seja prazeroso e significativo para os alunos.
Autoria do Projeto: Paty Fonte
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