sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Plano de aula - Vogais

Reconhecendo Vogais 


Objetivo· 

        Os alunos irão aprender a reconhecer e lembrar as vogais como um subconjunto de letras, como distinguir de consoantes. 
 Os alunos irão se familiarizar com as vogais maiúsculas e minúsculas 

Sobre o Conceito: 

Reconhecer e distinguir as vogais das consoantes é um passo importante no desenvolvimento da leitura e escrita uma vez que todas as palavras e todas as sílabas contêm pelo menos uma vogal. Depois que os alunos reconhecem as vogais , está montado o palco para as regras de aprendizagem e padrões de escrita para as vogais curtas e longas, as vogais finais, as vogais não acentuadas, ditongos, dígrafos, vogais em silêncio, e grafias irregular. As vogais são a, e, i, o, u . A letra y é uma vogal quando ocorre em posição medial ou final dentro de uma palavra ou sílaba ou quando ocorre em posição inicial em nomes próprios como Yves, Yvonne e Yvette . (A letra w também pode atuar como uma vogal se segue as letras a, e, ou o.) Quando os alunos aprenderem a reconhecer as vogais no nomes, eles podem aprender os sons das vogais longas e curtas através de canção. 

Materiais: 

· Letras de plástico, telhas, carta ou cartas alfabeto (1 letra por cartão) 
· Opcional: jornais, giz de cera, marcadores . 

Procedimento: 

cartões mostrando minúsculas vogais
cartões mostrando vogais maiúsculas e minúsculas
cartões mostrando combinado superior e vogais minúsculas
mini-chart-páginas
mini-chart-páginas
mini-chart-páginas1. Diga: "Agora que podemos reconhecer nossas letras, vamos descobrir mais sobre um grupo especial de letras que chamamos vogais." 
2. Distribuir cartões letra maiúscula A, E, I, O, U e Y a seis estudantes, uma carta por criança. 
3. Diga à classe que estas são as vogais e que cada palavra tem pelo menos uma letra vogal na mesma. Peça à classe que o nome das vogais sobre os cartões. 
4. Distribuir cartões minúsculas letras a, e, i, o, u, e y a seis outros estudantes e pedir aos alunos para citar estas letras minúsculas. 
5. Peça aos alunos segurando as letras minúsculas para estar ao lado de seu parceiro letras, formando o padrão Aa, Ee, Ii, Oo, Uu, Yy e pedir aos alunos para o nome deste conjunto de vogais 
6. Conjunto de doze cartas-na borda de giz e chamar seis alunos para selecionar uma letra maiúscula ou minúscula de cada conjunto de parceiros. Pergunte aos seis que estão de frente para a classe. (Exemplo:A - e - i - O - U - y) Peça à classe o nome do conjunto de vogais que vêem. 
7. Repita a etapa 6 com um ou mais dois grupos, formando outras combinações que defina vogal minúsculas. 
8. Dizer: "Agora vamos ouvir uma canção sobre as letras vogais para ajudar-nos recordá-los. Na primeira, os cantores irão cantar todas as letras vogais. Então, você fará um estrondo quando uma das vogais for deixado de fora. Veja se você pode pensar os nomes de cada vogal que é deixado de fora 
9. Aponte para Mini-Chart p. 35. Perguntar, a vogal (A) ficou de fora? 
10. Aponte para Mini-Chart páginas 36-39, perguntando quais vogais foram deixados de fora em cada página. 
11. Dizer: "O que aconteceu no final da canção?" (Todas as vogais foram cantados novamente.) 
12. Dizer: "Agora, vamos tentar cantar a música com o CD." 
13. Tocar novamente, apontando para o Mini-gráficos e lembrando que os alunos apenas "pensa" os nomes das vogais da esquerda para fora em sua cabeça e bater palmas para cada vogal que eles não cantem. 
14. Peça aos alunos: " Que conjunto de letras praticamos hoje?" (Vogais) "E quais são as vogais?" (A, e, i, o, u, e às vezes y
Extensões
1- Em jornais, palavras círculo com uma vogal em vermelho, duas vogais em azul, três vogais em verde, 4 vogais em laranja, 5 vogais em preto. Ter uma competição cronometrada para ver quem consegue encontrar mais exemplos de cada um. Os vencedores precisam ler as vogais nas palavras que circulou para verificar a precisão. 

2-Ensinar os alunos a Língua Gestual Americana para as vogais. Tê-los sinal as letras que cantam. 

3-Jogue AEIO-Você! Cada aluno diz que essas cinco vogais e aponta para outro aluno sobre a palavra "você". Depois de todos terem tido a sua vez, todo mundo diz que as vogais em uníssono e todos apontam para a pessoa da sua escolha sobre a palavra "você . " 

4-Examine as vogais em nomes de estudantes . Peça aos estudantes que trace as vogais em seus cartões de nome em uma cor contrastante lápis ou marcador . Fazer isso com simples palavras no vocabulário dos alunos . 
5-Comparar objetos e animais em livros para as letras do alfabeto vogal. Por exemplo, um livro pode exibir uma maçã para a letra a, enquanto outro pode exibir um macaco para a mesma letra. 

Avaliação: 

1. Estudantes ler corretamente todas as vogais em Mini-gráficos pp.34 e 40. 
2. Alunos passar por um teste escrito, onde fazem círculos nas vogais maiúsculas e minúsculas entre consoantes. 


Música As Vogais
Eliana
Hoje a tia me ensinou, lá na escola
Umas letrinhas, que eu gostei de aprender
Elas são tão engraçadinhas
Tem um nome que é demais
São as vogais, são as vogais
E com essas letrinhas bonitinhas
A tia vai me ensinar a escrever
Tudo fica mais facinho, você vai ver
Com as vogais é gostoso aprender
Com a letra "a", aprendo rapidinho
Com a letra "e", é que eu fico espertinho
Com a letra "i", inteligente vou ficar
Com a letra "o", ouça o que eu vou falar
Com a letra "u", uma vez mais eu vou dizer
Com as vogais, fica fácil aprender.

Quais são as vogais Patatá?
A, E, I, O, U

Vamos lá vamos aprender
As vogais nós vamos apresentar
Vamos lá agora é pra valer
Aprender com Patati e Patatá
A
A letra A é nossa coleguinha
Com ela eu posso escrever
Abelha, amor e amizade
Vamos todos juntos aprender
E
A letra E também é importante
Com ela eu posso escrever
Espelho, escola e elefante
Vamos todos juntos aprender
I
A letra I tem o seu lugar
Com ela eu posso escrever
Irmão, índio e igreja
Vamos todos juntos aprender
O
A letra O é muito especial
Com ela eu posso escrever
Ovo, olho e orelha
Vamos todos juntos aprender
U
A letra U tem o seu valor
Com ela eu posso escrever
Unha, uva e ursinho
Vamos todos juntos aprender
A, E, I, O, U

Adaptado :www.actionfactor.com

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