João Amós Comênio




A educação da juventude se processará facilmente se começar cedo,antes da corrupção das inteligências.

João Amós Comênio

domingo, 31 de julho de 2011

País de leitores

                   Flictriz
                                                                                     POR MARCÍLIO GODOI
“É preciso transformar o Brasil num país de leitores.Ler é mais importante que estudar...   ...Palavra não é só pá, é também a lavra.”                                                            
                                                                                                                   ZIRALDO


O FILHO DE DONA  Zizinha e seu Geraldo é um dos artistas gráficos mais originais e respeitados do mundo.Mas Ziraldo se inscreve na galeria dos personagens da língua portuguesa por meio de um paradoxal enigma.Como pode o inventivo escritor de literatura infantil no Brasil,precursor do quadrinho colorido com personagens e temas brasileiro(O Pererê,1960), ser também um combativo jornalista contra a   ditadura (preso em 1968)? Talvez o desafio de usar o máximo de cor  e o mínimo de palavras no poema Flicts, a super premiada história de uma variação cromática sem lugar no mundo,seja um indício de resposta. O diretor do jornal Pasquim contra a mais feroz repressão definitivamente não poderia  ser o Menino Maluquinho.Mas era.
A graça de sua pena sempre foi mais do pincel do que daquela que bebe o tinteiro, mas de suas imagens resultam significados literários que introduzem as crianças ao melhor aprendizado, o da leitura. Ziraldo é inventor de alfabetos e nunca se preocupou muito com a diferença entre ser o cartazista ou ser dramaturgo. Para ele, o risco é o mesmo em ser o trapezista ou ser o demiurgo.
                                                                                                                       Arquiteto e jornalista, autor do pequeno dicionário ilustrado de Palavras Invenetas.
Fonte: Revista Língua

Nenhum comentário: