João Amós Comênio




A educação da juventude se processará facilmente se começar cedo,antes da corrupção das inteligências.

João Amós Comênio

terça-feira, 18 de outubro de 2011

23de outubro- Dia da Aviação/ Aviador


Alberto Santos Dumont nasceu em 1873 em Minas Gerais, mudou-se para a França aos 18 anos e lá pôs em prática seus inventos, custeando ele mesmo seus projetos. Em 1898, já voava em balão livre.

Mostrou que era possível utilizar motores movidos a explosão em balões de hidrogênio e projetou vários dirigíveis. Em 1901, ao voar em torno da Torre Eiffel com o Dirigível nº 5 alcançou a notoriedade, ganhando o prêmio Deutsch de La Meurthe, prêmio que havia sido prometido pelo magnata de mesmo nome a quem circundasse a torre por 30 minutos, por seus próprios meios, sem tocar o solo ao longo de todo o percurso.
O Dia do Aviador
O século XIX e início do século XX foram épocas de grandes invenções. Dentre os grandes desafios do homem estava o de conseguir voar.
Falar da história da aviação é falar do brasileiro Alberto Santos Dumont, alguém que, com muito estudo, muita curiosidade e também muita coragem, conseguiu se destacar dos demais. Por ter conseguido provar que era possível pilotar um avião dirigível, ganhou um prêmio na França e a fama para sempre.
14-Bis - Santos Dumont - Pai da Aviação
Em 19 de outubro de 1901, Santos-Dumont foi declarado "Patrono da Força Aérea Brasileira". O Brasil concedeu a Santos-Dumont, em 23 de outubro de 1991, o título de “Pai da Aviação”.
Outros tentaram
O pintor italiano Leonardo da Vinci era um estudioso de tudo o que se relacionava com a vida humana. Hoje se pode afirmar: era um sábio. No século XV, fez vários experimentos no sentido de voar: asas presas ao corpo, hélices e pára-quedas. Suas milhares de anotações e cálculos ficaram fora do acesso do público por muito tempo até que puderam ser descobertas e compreendidas.
No século XVIII muitas experiências foram feitas com balões, mas o homem ainda não sabia como conduzi-los: voar era mesmo com o vento. As experiências com motores eram em vão - estes eram pesados e os balões continuavam não dirigíveis. Consta que dois brasileiros se destacaram nesse empreitada: Júlio César Ribeiro de Souza, no final do século XIX, teria testado em Paris, com sucesso, um balão dirigível e um outro brasileiro de nome Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, já no início do século XX, projetou o balão dirigível Pax, que explodiu em vôo.
A história registra que, em 1903, os irmãos Wright, nascidos nos Estados Unidos da América, utilizando um plano inclinado, saltaram para voar 40 metros e em vôos subseqüentes, melhoraram a distância até mais de 200 metros. 
Mas o que também consta é que Santos Dumont foi o pioneiro a construir e levantar voo em uma aeronave "mais pesada que o ar", sem ajuda para decolar. Isto aconteceria em 1906, quando a bordo de seu famoso 14-bis, rolou por 100 metros, levantou voo, percorreu 60 metros em poucos segundos, num voo nivelado a poucos metros do solo, o primeiro voo motorizado realizado na Europa. Ganhou dessa vez o prêmio Archdeacon, de um americano que premiava o aeronauta que conseguisse voar nivelado pelo menos por 25 metros.
Monumento a Santos Dumont - SP
Santos Dumont, um exemplo
Alguns prêmios e títulos vieram para Santos Dumont acompanhados de valores em dinheiro, dos quais ele nunca usufruiu, assim como nunca patenteou seus inventos. Dizem que considerava o fato de que outros viessem a seguir seu rastro e por isto não se preocupava em ser copiado. Seu monoplano Demoiselle (trata-se de aeroplano feito em um só plano de sustentação) serviu de modelo a aeronaves construídas depois.
Do Brasil, entre muitas homenagens, Santos Dumont recebeu, em 1959, o título de Marechal-do-Ar. 70 anos depois de seu voo em torno da Torre Eiffel, ele foi declarado Patrono da Força Aérea Brasileira. E em 23 de outubro de 1991 o governo brasileiro o transformou em Pai da Aviação, passando o título de Patrono da Força Aérea Brasileira para o Marechal-do-Ar Eduardo Gomes.
Consta também que envelheceu deprimido, por ter sido seu invento um modelo para os aviões utilizados na primeira guerra mundial. Para ele, seus projetos tinham a finalidade de servir como meio de transporte e também como meio de proporcionar belos momentos de lazer. Santos Dumont morreu no Brasil, em 1932.Fonte: http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-da-aviacaoaviador-23-de-outubro.html#ixzz1bAyFzkKz

ÚLTIMA CARTA DE SANTOS DUMONT
"São Paulo, 14 de julho de 1.932
Meus patrícios. Solicitado pelos meus conterrâneos mineiros moradores neste Estado, para subscrever uma mensagem que se reivindica a ordem constitucional do pais, não me é dado, por motivo de moléstia, sahir do refugio a que forçadamente me acolhi, mas posso, ainda, por essas palavras escriptas, affirmar-lhes, não só o meu inteiro applauso, como também o apello de quem tendo sempre usado a gloria da sua Pátria, dentro do progresso harmônico da humanidade, julga poder dirigir-se em geral a todos os seus patrícios, como um crente sincero em que os problemas de ordem política e econômica, que ora se debatem, somente dentro da lei magna poderão ser resolvidos, de forma a conduzir a nossa Pátria á superior finalidade dos seus altos destinos.Viva o Brasil unido!Santos Dumont"

Reprodução do apelo de próprio punho de Santos Dumont, dirigido aos seus patrícios, aplaudindo o movimento em prol da constitucionalização da nossa Pátria.
Este documento foi escrito pelo glorioso brasileiro, pouco antes de sua morte precipitada pela ação dos aeroplanos a serviço da Ditadura. O documento foi entregue ao Assessor de Civismo com os seguintes dizeres:
"Ao C.L. Néco Pinheiro - Assistente de Civismo do L.16 para tirar xerocópias desta e enviar, para os Clubes de sua Divisão. Obrigado, Santos, 04.10.1980 - C.L. Rubens de Moura Leite, Veterano de 32 - do 3º B.C.V. - Setor Sul. Assinado : Rubens de Moura Leite"
Nota: A grafia utilizada na carta de Santos Dumont é original da época.

A CASA DE SANTOS DUMONT



Construída em Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, no antigo Morro do Encanto, foi planejada e construída por Santos Dumont, para servir de sua casa de verão. Em alusão ao local foi apelidada de "A Encantada".

Chalé alpino francês, em três pavimentos. O primeiro andar era uma pequena oficina; o segundo servia de sala de jantar e sala de estar e o último pavimento era o escritório, quarto de dormir e banheiro. Não tinha cozinha e as refeições vinham do Palace Hotel.
Do lado de fora existe um mirante que servia de observatório astronômico.
A escada recortada em forma de raquete é uma curiosidade que chama a atenção do visitante.
É que só se pode começar a subi-la com o pé direito.
Localização: Rua do Encanto, 22 - Centro (próximo ao Relógio de Flores)
Ano de Construção: 1918
Visitação Pública - 3ª à Domingo das 9:30 às 17:00 h.

 Fonte: http://www.velhosamigos.com.br





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