João Amós Comênio




A educação da juventude se processará facilmente se começar cedo,antes da corrupção das inteligências.

João Amós Comênio

domingo, 13 de maio de 2012

A origem da festa junina


A origem da Festa Junina

Há algumas definições para os festejos do mês de junho - uma delas diz que surgiu em função das festividades que, obviamente, ocorrem durante o mês de junho. Na segunda hipótese a Festa Junina teria origem de países católicos da Europa, sendo portanto, uma homenagem a São João. Diz-se que antigamente o termo Festa Junina era denominado "Joanina".Segundo historiadores, as festividades foram introduzidas no Brasil pelos portugueses, durante o período colonial - época em que o Brasil foi colonizado e governado pelos portugueses. Na época ocorria uma miscigenação, com grande influência de elementos da cultura portuguesa e também de chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Com o passar do tempo, os elementos culturais foram sofrendo mudanças, influenciadas pelos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus), com característica próprias em cada região do país.
 Na Região Nordeste
A Festa Junina na Região Nordeste torna-se um evento de grande importância, sendo o momento de se prestar homenagens aos três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Na ocasião os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.As festas também representam para os nordestinos, além de proporcionar prazer e alegria, um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nas cidades.
  Tradições
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, sãocomuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar.No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinhode Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta.As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão
.Organização da Festa
Barracas feitas com folhas de coqueiro e bambu (ou similares), bandeirinhas coloridas, músicas, danças, comidinhas e bebidinhas típicas e variadas brincadeiras, elementos essenciais na Festa Junina. É só deixar a imaginação fluir na hora de organizar sua festa junina, depois, é só soltar sua criança interior e aproveitar as brincadeiras.
 Algumas dicas para aproveitar e aprender sobre a Festa Junina:
- Envolver os alunos no assunto, com aulas explicativas antes do evento- Incentivar os alunos para ajudarem na preparação da festa- Valorizar as brincadeiras- Estimular a participação das famílias dos alunoFonte: Portal Escola

Um comentário:

Mara Paula disse...

Olá, Jaciara!
Vim conhecer o seu cantinho e achei muito legal, tem muita coisa interessante aqui.
Parabéns!
Beijinhos!