Algumas Brincadeiras e Joguinhos:Derruba latasSobre uma mesa, coloque latas vazias de refrigerante. Faça uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante recebe três bolinhas, para fazer três tentativas. Uma pessoa deve anotar o número de latas derrubadas em cada tentativa. Vence quem derrubar mais latas.
Jogo das argolasEncha com água garrafas plásticas de refrigerante. Amarre-as no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Faça uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metro de distância. Cada participante deve receber cinco argolas para fazer cinco tentativas de acerto. Vence quem acertar mais argolas nos gargalos das garrafas.
Boca do palhaçoDesenha-se numa cartolina o rosto de um palhaço com uma boca bem grande. Recorta-se a boca. Coloca-se o desenho sobre uma grande caixa de papelão (sem tampa) e, com um lápis, marca-se o local onde irá ficar a boca. Recorta-se esse local e depois cola-se o rosto do palhaço na caixa. Cada participante recebe três bolinhas de borracha (ou de meia, com enchimento de papel, estopa ou pano) para fazer três tentativas. Vence quem acertar mais bolinhas.
Dança da laranjaFormam-se alguns casais para a dança. Uma laranja (ou bola de tênis) é colocada entre as testas de cada par. Os casais devem dançar com as mãos nas costas. Se o participante tocar na laranja com as mãos ou se ela cair no chão, o casal é desclassificado. A música prossegue até que fique só um casal (pode utilizar também outras frutas disponíveis).
Corrida do milhoDesenhe no chão duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma das linhas, coloque uma bacia com grãos de milho. Atrás da outra linha, os participantes são reunidos aos pares - um deles segura uma colher e o outro um copo descartável. Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia, enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada. Lá, devem colocar o milho no copo que seu parceiro segura. Vence a dupla que primeiro encher o copinho com milho.
Correio eleganteÉ um serviço de entrega de mensagens durante a festa. Você escreve um bilhete e pede para entregarem ao destinatário. Se a festa for grande, o correio pode ficar numa mesa, onde os cartões são escritos por uma pessoa e entregues por outra. É uma ótima oportunidade para as moças paquerarem.
CadeiaEscolha um local isolado ou cercado por cadeiras para ser a cadeia. Convide alguns amigos para tomarem conta do lugar. Durante a festa, os convidados podem indicar as pessoas que devem ser presas. O preso vai até a cadeia e mostra uma habilidade para ser solto, que pode ser: cantar, recitar, dançar, fazer uma imitação etc.
Pescaria
Recorte vários peixes em cartolina colorida. No lugar da boca do peixe, faça um pequeno recorte e prenda um clipe. Amarre um barbante em cada vara de pescar. Depois, na outra ponta do barbante, amarre um outro clipe aberto na lateral. O clipe, quando aberto, tem o formato de gancho, como um anzol. Os convidados podem pescar os peixes numa grande bacia com areia. Vence quem pescar mais.
Jogo do bicho ou Rabo do burro
Desenha-se um animal de costas ou de lado numa cartolina e prende-se numa parede. O corpo do animal pode ser dividido em pedaços numerados - quanto mais perto do rabo, maior é o número. Cada participante deve receber uma etiqueta autocolante grande (já destacada). De olhos vendados, deve caminhar até o desenho e colar o rabo do animal. Quem colocar o rabo mais próximo do local correto é o vencedor.
Corrida do sacoTambém muito tradicional, consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida. É possível também fazer a corrida em duplas.
Corrida do Saci-PererêParecida com a corrida do saco, porém os participantes devem correr apenas num pé.
Jogo do rabo do burroEste jogo é bem divertido. Usamos um burro desenhado em madeira ou papelão. O participante deve, com os olhos vendados, colocar o rabo no burro no local certo. O participante deve ser girado algumas vezes para perder a referência.
Pau de sebEsta brincadeira está quase sempre presente em todas Festas Juninas. Os organizadores da festa colocam um tronco de árvore grande fincado no chão. Passam neste tronco algum tipo de cera ou sebo de boi. No topo do pau de sebo, coloca-se algum brinde de valor ou uma nota de dinheiro. A brincadeira fica interessante, pois a maioria dos participantes não conseguem subir e escorregam.
Quebra-poteUm pote de cerâmica fina é recheado de doces e balas. Esse pote é amarrado em uma trave de madeira. O participante (geralmente criança), de olhos vendados, e munido de uma madeira comprida tentará acertar e quebrar o pote. Quando isso acontece todos podem correr para pegar as guloseimas.
Corrida do Ovo na colherUm ovo de galinha é colocado numa colher de sopa. Os participantes devem atingir a linha de chegada levando a colher com o cabo na boca, sem derrubar o ovo.
Casamento caipiraO casamento caipira também é chamado de "casório matuto" ou "casamento na roça". Basta organizar um casamento falso, com muitas brincadeiras. A história pode sofrer pequenas variações, mas o enredo é sempre o mesmo: a noiva fica grávida antes do casamento e os pais obrigam o noivo a se casar com ela. Desesperado, o noivo tenta fugir, mas é impedido pelo delegado e seus soldados, que arrastam o "condenado" ao altar e vigiam a cerimônia. Depois que o casamento é realizado, inicia-se a quadrilha.
Corrida do sacoTambém muito tradicional, consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida. É possível também fazer a corrida em duplas.
Corrida do Saci-PererêParecida com a corrida do saco, porém os participantes devem correr apenas num pé.
Jogo do rabo do burroEste jogo é bem divertido. Usamos um burro desenhado em madeira ou papelão. O participante deve, com os olhos vendados, colocar o rabo no burro no local certo. O participante deve ser girado algumas vezes para perder a referência.
Pau de sebEsta brincadeira está quase sempre presente em todas Festas Juninas. Os organizadores da festa colocam um tronco de árvore grande fincado no chão. Passam neste tronco algum tipo de cera ou sebo de boi. No topo do pau de sebo, coloca-se algum brinde de valor ou uma nota de dinheiro. A brincadeira fica interessante, pois a maioria dos participantes não conseguem subir e escorregam.
Quebra-poteUm pote de cerâmica fina é recheado de doces e balas. Esse pote é amarrado em uma trave de madeira. O participante (geralmente criança), de olhos vendados, e munido de uma madeira comprida tentará acertar e quebrar o pote. Quando isso acontece todos podem correr para pegar as guloseimas.
Corrida do Ovo na colherUm ovo de galinha é colocado numa colher de sopa. Os participantes devem atingir a linha de chegada levando a colher com o cabo na boca, sem derrubar o ovo.
Casamento caipiraO casamento caipira também é chamado de "casório matuto" ou "casamento na roça". Basta organizar um casamento falso, com muitas brincadeiras. A história pode sofrer pequenas variações, mas o enredo é sempre o mesmo: a noiva fica grávida antes do casamento e os pais obrigam o noivo a se casar com ela. Desesperado, o noivo tenta fugir, mas é impedido pelo delegado e seus soldados, que arrastam o "condenado" ao altar e vigiam a cerimônia. Depois que o casamento é realizado, inicia-se a quadrilha.
Quadrilha
Com roupas típicas caipiras (camisa quadriculada, chapéu de palha, mulheres com vestidos rodados feitos de tecidos modestos), homens e mulheres devem dançar de braços dados - escolha um casal para fazer os passos que devem ser seguidos.
Abaixo, alguns comandos da dança de quadrilha:
- Balancê: os casais dançam juntos balançando em seus lugares
- Cumprimento: em fileiras, de frente uma da outra, homens e mulheres se aproximam até se encontrarem e se cumprimentam-
Balancê com seus pares: os pares, rodando, dão uma volta, no mesmo lugar
- Viravortê: em círculo, cada cavalheiro passa a dama para o cavalheiro de trás. O mesmo passo é repetido até que todas alcancem seus pares.
- Caminho da roça: as damas vão puxando os cavalheiros formando um grande círculo e depois voltando para a formação em fila (sempre em passos para frente e para trás, no ritmo da música-
Cestinha de flores: as damas levantam os braços por cima dos ombros e dão as mãos aos seus cavalheiros.
Fonte:Portal Escola
Com roupas típicas caipiras (camisa quadriculada, chapéu de palha, mulheres com vestidos rodados feitos de tecidos modestos), homens e mulheres devem dançar de braços dados - escolha um casal para fazer os passos que devem ser seguidos.
Abaixo, alguns comandos da dança de quadrilha:
- Balancê: os casais dançam juntos balançando em seus lugares
- Cumprimento: em fileiras, de frente uma da outra, homens e mulheres se aproximam até se encontrarem e se cumprimentam-
Balancê com seus pares: os pares, rodando, dão uma volta, no mesmo lugar
- Viravortê: em círculo, cada cavalheiro passa a dama para o cavalheiro de trás. O mesmo passo é repetido até que todas alcancem seus pares.
- Caminho da roça: as damas vão puxando os cavalheiros formando um grande círculo e depois voltando para a formação em fila (sempre em passos para frente e para trás, no ritmo da música-
Cestinha de flores: as damas levantam os braços por cima dos ombros e dão as mãos aos seus cavalheiros.
Fonte:Portal Escola
Um comentário:
Oi Jaciara. Vim conhecer teu cantinho e me apaixonei....Já sou seguidora, viu? Quero te convidar para conhecer meu blog e seguir também, tá?
Um abraço.
Isabel Ramalho
http://espacoalfaletrar.blogspot.com/
Postar um comentário