João Amós Comênio




A educação da juventude se processará facilmente se começar cedo,antes da corrupção das inteligências.

João Amós Comênio

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Rotina Escolar - para refletir


                    Rotina escolar
                                  Lucíola Licínio de Castro paixão Santos

 Eu tinha interesse em ir à escola, quando aluna,porque me divertia, encontrava colegas, conversava,organizava festas, declamava poesia na programação do clube de leitura,grêmio, festinha para aniversário de professor etc. Era disso que eu gostava mais, da convivência com os colegas, do recreio… Hoje, na pesquisa que faço no Colégio Estadual Central, em Belo Horizonte, as pessoas se lembram e mencionam muito,além das boas aulas, a convivência com os colegas, os encontros na rampa, nos intervalos. A escola tem que ser um lugar alegre, em que as crianças se sintam acolhidas,se sintam bem e tenham interesse em aprender. Se ir para a escola for como um castigo... E as professoras também
têm que tornar o trabalho delas alguma coisa que façam com prazer, com entusiasmo. Assim esse trabalho vai ficar mais leve e satisfatório e a gente vai conseguir melhorias na educação.Há coisas que as escolas fazem, pensando que estão se integrando à cultura juvenil. Vamos pôr uma música no recreio, um hip hop, mas não é isso. As atividades que
 ela faz é que têm que ser interessantes. Tem que haver na escola espaços para excursões, filmes,vídeos, música, teatro, artes, não como   coisas    desconectadas,atividades isoladas, mas que estejam integradas ao processo ensino-aprendizagem. Não é que a escola deva ficar divertida em alguns períodos para os alunos aguentarem ficar ali. Não é dar uma atividade divertida antes de uma aula que é chata. A escola tem de ter um clima de que sempre alguma coisa está para acontecer.Uma festa, uma celebração articulada aos projetos, um passeio...
Mas nada que seja artificial. Tem de haver algo da dinâmica do próprio trabalho docente, que seja significativo para todos e desenvolvido com propósitos de aprendizagem, de conhecimento, de socialização, de manifestação de emoções, de colaboração, de solidariedade,atividades que façam parte da vida e por isso deem  vida á escola.

v.12 • n.67 • jan./fev. 2006 • PRESENÇA PEDAGÓGICA 15
.

Nenhum comentário: