João Amós Comênio




A educação da juventude se processará facilmente se começar cedo,antes da corrupção das inteligências.

João Amós Comênio

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Foram as suas idéias, professor...

  .

Que permitiram a Lula, o metalúrgico, chegar ao governo.Isso nunca acontecera antes na história do Brasil e,quiçá, na do mundo,exceto  pela via revolucionária (...)
(...) A sua pedagogia,professor, permitiu que os pobres se tornassem sujeitos políticos. (...) Graças ás suas obras, professor,descobriu-se que os pobres tem uma pedagogia própria.Eles não produzem discursos abstratos,mas plásticos, ricos em metáforas. Não moldam conceitos; contam fatos.Foi o senhor que nos fez entender que ninguém é mais culto do que o outro por ter freqüentado a universidade ou apreciar as pinturas de Van Gogh e a música de Bach. O que existe são culturas paralelas, distintas,e socialmente complementares.
(...) O pobre sabe, mas nem sempre sabe que sabe.E quando aprende é capaz de expressões como esta  que ouvi da boca de um senhor,alfabetizado aos 60 anos:” Agora  sei quanta coisa não sei”. (...) O senhor fez os pobres conquistarem a auto estima.
Graças ao seu método de alfabetização, eles aprenderam que “Ivo viu a uva” e que a uva que Ivo viu e não comprou é cara porque o país não dispõe de política agrícola adequada e nem permite que todos tenham acesso á alimentação básica.
(...)Ao longo das últimas quatro décadas, seus “alunos” foram emergindo da esfera da ingenuidade para a esfera da crítica; da passividade á militância; da dor á esperança; da resignação á utopia.Convencidos pelo senhor de que são igualmente capazes, eles foram progressivamente ocupando espaços na vida política brasileira, como militantes das CEBs, do PT, do MST e de tantos outros movimentos.
Por este novo Brasil, muito obrigado professor Paulo Freire.

                                                                                  Frei Betto

Fonte : Livro Pedagogia da Autonomia –Paulo Freire

Nenhum comentário: