João Amós Comênio




A educação da juventude se processará facilmente se começar cedo,antes da corrupção das inteligências.

João Amós Comênio

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

EDUCAÇÃO POPULAR



"Eu era um menino de classe média que foi atingido pela crise de 29 e que estava com fome, eu sei o que ele não está comendo"Recorda Paulo Freire quase alegremente, como se esse fato teria carregado ainda mais poder se comunicar com as pessoas, sabe, conhecer melhor e agir em conjunto. " Eu pesquei em rios, outros roubaram pomares. Eu era uma espécie de filho coletiva, mediada entre as crianças da minha classe e os trabalhadores ... eu recebi o testemunho cristão de meus pais, eu absorvia vida e existência, compreendi os homens dos meninos ".
Educação popular não deve ser confundido com o que é realizado em centros de gestão de educação informal, livre, cujos destinatários são pessoas comuns, os pobres, os marginalizados. Não o suficiente para que os destinatários são membros das classes trabalhadoras, implica algo mais: um estilo diferente toda educacionais que o jogador, elitista do sistema social de injustiça, o que cria homens e mulheres que estejam em conformidade com a sociedade, sem transformá-la, sem os agentes a serem de mudança.
1. Precisamos desenvolver uma pedagogia da pergunta. Estamos sempre ouvindo uma pedagogia da resposta. Professores responder a perguntas que os alunos não têm feito. 
2. A visão de alfabetização que vai além do ba, ser, bi, bo, bu. Porque envolve uma compreensão crítica da vida social, política e econômica em que ele é o alfabetizadas. 
3. Ensinar exige respeito para o conhecimento dos alunos. 
4. Ensinar exige a corporificação das palavras pelo exemplo. 
5. Ensinar exige respeito à autonomia do aluno.
6. Ensinar exige segurança , habilidades e generosidade.
7. Ensino escuta requer. 
8. Ninguém é, se os outros são proibidos. 
9. Pedagogia do Oprimido, já não é o oprimido e torna-se uma pedagogia dos homens no processo de libertação permanente. 
10. Não há nenhuma palavra verdadeira que não é vínculo indissolúvel entre ação e reflexão. 
11. Para dizer a palavra verdadeira é transformar o mundo. 
12. Dizer que os homens são pessoas e como os indivíduos são livres e não fazer nada para alcançar precisamente afirmam que este é objetivo, é uma farsa. 
13. O homem é homem, e que o mundo começou. Na medida em que ambos estão em uma relação permanente, o homem transformar o mundo sofre com a sua própria transformação. 
14. O estudo não é medida pelo número de páginas lidas em uma noite, nem o número de livros lidos num semestre.Estudar não é um ato de usar idéias, mas de criar e recriar-los. 
15. Somente educadores autoritários negam a atos de solidariedade entre o ato de educar e ser educado pelos educandos. 
16. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Portanto, sempre aprendendo. 
17. Cultura não é um atributo exclusivo da burguesia. O chamado "ignorante" homens e mulheres educados são aqueles que têm negado o direito de se expressar e, portanto, sujeitas a viver em uma "cultura do silêncio". 
18. Alfabetizados é aprender a não repetir palavras, mas para ter uma palavra a dizer. 
19. Nós defendemos o processo revolucionário como uma ação dialógica cultural, juntamente com o acesso ao poder, em esforço sério e profundo de sensibilização
20. Ciência e tecnologia em uma sociedade revolucionária, devem esta a serviço da libertação permanente da humanização do homem:
Fonte:Iolanda Castro

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