Projeto:
"A escrita do nome"
Justificativa:
O primeiro alfabeto é composto por letras do seu nome. A partir daí, construir hipóteses sobre como as letras soará, em outras palavras, como eles são construídos usando estas e outras palavras que estão nos nomes dos parceiros, etc.
Objetivos:
Que as crianças:
· Conheçam as funções sociais da escrita e da linguagem escrita diferenças com outras formas de representação.
· Desenvolvam formas pessoais de escrita, aproximando-se às formas convencionais.
· Desenvolvam o prazer da escrita.
· Valorizar a escrita como uma maneira de aprender, comunicar, desfrutar..
Conteúdo:
.O prazer eo interesse na riqueza da linguagem.
· Respeito as regras acordadas.
· A avaliação das possibilidades de lazer da linguagem.
· A avaliação da linguagem oral para resolver problemas.
· O prazer da troca oral comunicativa.
· Cooperação.
· A confiança na sua capacidade de se comunicar.
· Fazer perguntas e respostas.
· Exposição de idéias.
· Aplicação de fórmulas de intercâmbio social: regras de saudação, agradecimento e pedido de ajuda.
· Pesquisa e seleção de material impresso.
· Convenções de leitura e escrita.
. Interpretação do slogan.
Conteúdo por área:
Área da linguagem:
· formas convencionais de escrita.
· Funções da linguagem oral e escrita.
· Interpretação de uma seqüência lógica.
· Compreensão de situações-chave.
· Antecipação do conteúdo de um texto do transportador, as imagens do formato.
Área de matemática:
· Designação orais situações de contagem.
· escrito representação de quantidades.
· igualdade desigualdade de relações.
· Funções e utilização de números.
Área Cs. Ciências sociais e tecnologia:
· As áreas comuns e próprios.
. Os tipos de linguagem: oral, escrita, visual, e assim por diante.
· Instrumentos que permitem a comunicação
· Influência da comunicação na vida social.
Área de plástico:
· Representação no espaço bidimensional e tridimensional.
· Imagem não-avaliativo de leitura através do reconhecimento de formas, cores, contraste, relação entre figura e fundo.
. Exploração de diferentes materiais para se expressar.
Atividades:
· Usar placas com os nomes de todos na rodada de abertura.
· Reconhecer o nome de vários (usando sinais) .
· Reconhecer o nome que parecia apenas algumas letras.
· Copiar o nome do autor no quadro e na planilha diária.
. Copiar o nome do modelo.
· Fazer um cartaz com todos os nomes e falar o dia todo para se revezarem.
· Jogar cartas bingo.
· Fazer um desenho para dar a um amigo e assiná-lo.
. Com o nome construir letras
· Desenhar ou cortar coisas que começam com a primeira letra do nome.
· Decorar o nome ou iniciais.
"A escrita do nome"
Justificativa:
O primeiro alfabeto é composto por letras do seu nome. A partir daí, construir hipóteses sobre como as letras soará, em outras palavras, como eles são construídos usando estas e outras palavras que estão nos nomes dos parceiros, etc.
Objetivos:
Que as crianças:
· Conheçam as funções sociais da escrita e da linguagem escrita diferenças com outras formas de representação.
· Desenvolvam formas pessoais de escrita, aproximando-se às formas convencionais.
· Desenvolvam o prazer da escrita.
· Valorizar a escrita como uma maneira de aprender, comunicar, desfrutar..
Conteúdo:
.O prazer eo interesse na riqueza da linguagem.
· Respeito as regras acordadas.
· A avaliação das possibilidades de lazer da linguagem.
· A avaliação da linguagem oral para resolver problemas.
· O prazer da troca oral comunicativa.
· Cooperação.
· A confiança na sua capacidade de se comunicar.
· Fazer perguntas e respostas.
· Exposição de idéias.
· Aplicação de fórmulas de intercâmbio social: regras de saudação, agradecimento e pedido de ajuda.
· Pesquisa e seleção de material impresso.
· Convenções de leitura e escrita.
. Interpretação do slogan.
Conteúdo por área:
Área da linguagem:
· formas convencionais de escrita.
· Funções da linguagem oral e escrita.
· Interpretação de uma seqüência lógica.
· Compreensão de situações-chave.
· Antecipação do conteúdo de um texto do transportador, as imagens do formato.
Área de matemática:
· Designação orais situações de contagem.
· escrito representação de quantidades.
· igualdade desigualdade de relações.
· Funções e utilização de números.
Área Cs. Ciências sociais e tecnologia:
· As áreas comuns e próprios.
. Os tipos de linguagem: oral, escrita, visual, e assim por diante.
· Instrumentos que permitem a comunicação
· Influência da comunicação na vida social.
Área de plástico:
· Representação no espaço bidimensional e tridimensional.
· Imagem não-avaliativo de leitura através do reconhecimento de formas, cores, contraste, relação entre figura e fundo.
. Exploração de diferentes materiais para se expressar.
Atividades:
· Usar placas com os nomes de todos na rodada de abertura.
· Reconhecer o nome de vários (usando sinais) .
· Reconhecer o nome que parecia apenas algumas letras.
· Copiar o nome do autor no quadro e na planilha diária.
. Copiar o nome do modelo.
· Fazer um cartaz com todos os nomes e falar o dia todo para se revezarem.
· Jogar cartas bingo.
· Fazer um desenho para dar a um amigo e assiná-lo.
. Com o nome construir letras
· Desenhar ou cortar coisas que começam com a primeira letra do nome.
· Decorar o nome ou iniciais.
· Modelo do nome.
· Realizar contagem para quantos alunos que assistem as aulas.
· Brincar com rimas.
Ordenar slogans respeitando os nomes.
· Realizar contagem para quantos alunos que assistem as aulas.
· Brincar com rimas.
Ordenar slogans respeitando os nomes.
Um comentário:
ÓTIMAS SUGESTÕES, PRINCESA! NO INÍCIO DE ANO LETIVO COSTUMO UTILIZAR MUITO O ALFABETO MÓVEL PARA A MONTAGEM DO PRÓPRIO PRÉ-NOME E DOS COLEGAS DO GRUPO ÁULICO. QUE EM 2012 TENHAMOS MUITAS PRÁTICAS ENRIQUECEDORAS NA ALFABETIZAÇÃO. APROVEITO PARA CONVIDÁ-LA A PARTICIPAR DO MEU PRIMEIRO SORTEIO. SÃO CINCO PRÊMIOS E TRÊS CHANCES. PASSA LÁ E BOA SORTE!
Postar um comentário